segunda-feira, 14 de março de 2011

Energia eólica no mundo em 2010

Energia eólica deverá fechar 2010 com 200 GW instalados no mundo Energia eólica 6.1
GWEC afirma que os parques eólicos seguem como um mercado em crescimento, que está aguentando a crise econômica muito melhor do que os analistas haviam previsto
Segundo o Conselho Mundial de Energia Eólica (GWEC, na sigla em inglês), o ano de 2010 deve chegar ao final com 40.000 MW em novos parques eólicos instalados no mundo. Com as novas usinas, a potência global da fonte deve chegar a 200 GW. A entidade prepara ainda um documento com os dados relativos a energia eólica para este ano e previsão de futuro para a fonte.
O Wind Energy Outloog 2010 (documento com os dados) será apresentado na segunda semana de outubro em Beijing, na China, durante uma conferência mundial para debater o futuro da fonte.
De acordo com o secretário geral do GWEC, Steve Sawyer, os parques eólicos seguem como "um mercado em crescimento, que está aguentando a crise econômica muito melhor do que os analistas haviam previsto". Porém, o executivo ressalta que o bom desempenho do mercado não é comum a todos os países.
Nos Estados Unidos, por exemplo, a tendência é de desaceleração devido ao baixo nível de solicitações realizadas durante a crise econômica. Segundo Sawyer, a queda deve ser compensada pela China, que apresentou um crescimento forte na energia eólica.
O executivo espera ainda que a geração de energia por meio do vento apresente expansão de 100% nos próximos quatro anos. Dessa forma, a capacidade instalada no mundo chegaria a 400 GW em 2014. "Esse crescimento será liderado por China, Estados Unidos e Europa", aponta Sawyer.
O secretário da GWEC ressalta ainda que os "novos países estão entrando no mapa-mundi eólico". Entre as novas potências estão Brasil, México e Chile, e o continente africano. "Aproximadamente metade do novo crescimento atual está acontecendo nas economias emergentes e nos países em desenvolvimento", afirma Sawyer. (smartenergyonline)

Nenhum comentário: