Energia eólica deverá fechar 2010 com 200 GW instalados no mundo Energia eólica 6.1
GWEC afirma que os parques eólicos seguem como um mercado em crescimento, que está aguentando a crise econômica muito melhor do que os analistas haviam previsto
Segundo o Conselho Mundial de Energia Eólica (GWEC, na sigla em inglês), o ano de 2010 deve chegar ao final com 40.000 MW em novos parques eólicos instalados no mundo. Com as novas usinas, a potência global da fonte deve chegar a 200 GW. A entidade prepara ainda um documento com os dados relativos a energia eólica para este ano e previsão de futuro para a fonte.
O Wind Energy Outloog 2010 (documento com os dados) será apresentado na segunda semana de outubro em Beijing, na China, durante uma conferência mundial para debater o futuro da fonte.
De acordo com o secretário geral do GWEC, Steve Sawyer, os parques eólicos seguem como "um mercado em crescimento, que está aguentando a crise econômica muito melhor do que os analistas haviam previsto". Porém, o executivo ressalta que o bom desempenho do mercado não é comum a todos os países.
Nos Estados Unidos, por exemplo, a tendência é de desaceleração devido ao baixo nível de solicitações realizadas durante a crise econômica. Segundo Sawyer, a queda deve ser compensada pela China, que apresentou um crescimento forte na energia eólica.
O executivo espera ainda que a geração de energia por meio do vento apresente expansão de 100% nos próximos quatro anos. Dessa forma, a capacidade instalada no mundo chegaria a 400 GW em 2014. "Esse crescimento será liderado por China, Estados Unidos e Europa", aponta Sawyer.
O secretário da GWEC ressalta ainda que os "novos países estão entrando no mapa-mundi eólico". Entre as novas potências estão Brasil, México e Chile, e o continente africano. "Aproximadamente metade do novo crescimento atual está acontecendo nas economias emergentes e nos países em desenvolvimento", afirma Sawyer. (smartenergyonline)
Nenhum comentário:
Postar um comentário