quarta-feira, 2 de março de 2011

Estímulo às fontes renováveis

Tocantins: um estímulo às fontes renováveis
O estado do Tocantins entra na rota das fontes renováveis de energia. O governo do estado criou a Subsecretaria de Produção de Energia Limpa, atrelada à Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro), para estimular o desenvolvimento deste segmento energético. O objetivo é criar novos projetos de forma sustentável para desenvolver fontes alternativas de energia limpa.
Segundo o subsecretário de Produção de Energia Limpa, Ailton Parente Araújo, o governo prepara um diagnóstico para levantar as potencialidades destas fontes existentes no Tocantins. “Estamos identificando as potencialidades e áreas que existem no estado. E a partir daí, passaremos a traçar metas para desenvolver projetos ecologicamente corretos”, disse Ailton.
O estado de Tocantins, na avaliação de Ailton, tem potencial para desenvolver projetos alternativos na produção de energia renovável, principalmente, a solar, eólica, hídrica e da biomassa (a partir de matéria orgânica de origem animal e vegetal), entre outras fontes.
O setor sucroalcooleiro, com alguns projetos em andamento no Tocantins, será fortalecido, ainda mais, nesta nova gestão. A meta é incentivar a produção do biocombustível, principalmente a partir cana-de-açúcar para produzir o etanol, além de outras fontes. De acordo com o secretário, as pesquisas atuais em andamento no estado devem continuar em parceria com as entidades envolvidas. (ambienteenergia)

Nenhum comentário: