segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Biodiesel Mundial

O biodiesel surgiu mundialmente como uma alternativa promissora aos combustíveis minerais derivados do petróleo, quando do problema do aquecimento global e da subida dos preços do petróleo. Uma das principais vantagens deste é ser uma fonte de energia em longo prazo devido ao seu caráter renovável.
Em alguns países o biodiesel já é comercializado, vindo a contribuir para o desenvolvimento industrial desses mesmos países.
Embora tenha sido desenvolvido no Brasil, o processo de industrialização do biodiesel teve início na Europa, onde no início dos anos 90 houve o principal mercado produtor e consumidor do biodiesel em grande escala.
Hoje em dia, a União Europeia produz o correspondente a 90% da produção mundial de biodiesel anualmente, destacando-se a Alemanha responsável por 42% da produção mundial. O governo garante incentivo fiscal aos produtores e promover leis específicas para o produto, contribuindo para as melhorias das condições ambientais, incentivando a utilização de fontes de energia mais limpas. No entanto, como há países onde esta nova fonte de energia renovável ainda não foi devidamente explorada e divulgada, os combustíveis derivados do petróleo continuam a competir com o biodiesel no mercado.
No mercado internacional, o biodiesel produzido tem sido usado, essencialmente, nos meios de transporte, e para gerar eletricidade.
Em Maio de 2003 foi assinada, na Europa, uma Diretiva pelo Parlamento Europeu no sentido da substituição dos combustíveis fósseis pelos renováveis com o objetivo de reduzir a emissão de gases poluentes tendo em vista o cumprimento do Protocolo de Kyoto*.
A proposta é ter 5,75% de combustíveis fósseis substituídos pelos renováveis em 2010.
Nos EUA já existem inúmeras fábricas e cooperativas de produção de biodiesel em funcionamento, estando os postos de abastecimento já bastante difundidos por todo o país.
*O protocolo de Kyoto constitui um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que provocam o efeito de estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causas derivadas da atividade humana.

Nenhum comentário: