quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Carbonômetro mostra benefícios do etanol

De abril de 2003 até o início de dezembro de 2009, o uso de etanol pela frota brasileira de veículos flex já evitou a emissão de mais de 79 milhões de toneladas de gás carbônico (CO2) na atmosfera. A medição foi feita por meio do carbonômetro, ferramenta desenvolvida pela Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) para estimar a quantidade do poluente que deixou de ser emitida. O cálculo também considera os 25% de etanol contidos na gasolina, no caso de uso deste combustível pelos carros flexfuel. A partir de 2010 o Carbonômetro também vai calcular as emissões de CO2 evitadas por motos bicombustíveis, que usarão etanol. As motos bicombustíveis chegaram às lojas em março de 2009, com o lançamento de um modelo de 150 cilindradas, desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro.
Carbonômetro – em química é um instrumento para detectar e medir a quantidade de carbono ou dióxido de carbono presente em um gás.
O volume de CO2 que deixou de ser emitido no período, foi calculado pelo "carbonômetro", um instrumento desenvolvido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), que estima a quantidade do poluente que deixou de ser emitida pelos carros flex quando abastecidos com etanol ao invés de gasolina.

Nenhum comentário: