quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Formação da energia do Hidrogênio

O hidrogênio é constituído por um próton e um elétron, elemento mais simples e abundante do universo. Muitas estrelas, cometas e planetas são formados de hidrogênio. As estrelas é o combustível essencial para o fornecimento de energia para muitos sistemas planetários como o nosso. Júpiter é formado de hidrogênio nas fases líquida, gasosa e sólida.
No nosso planeta só é possível encontrá-lo associado a outros elementos como a água, sendo necessária energia para obtê-lo e, como resíduo tem apenas água, uma fonte de energia altamente limpa e sem resíduos tóxicos.
Eletrólise: usa-se energia elétrica para promover a quebra da molécula de H2
Síntese: a partir de substâncias como biomassa e carvão.
Combustão do hidrogênio - no processo de combinação entre o oxigênio e hidrogênio, ocorre uma reação do tipo oxidante, com produção de calor e 28890 kcal /kg. É esta liberação de energia que pode ser aproveitada. A tecnologia de obtenção de hidrogênio para exploração energética já é realidade, podemos considerar que o Brasil já está preparado para esta nova era, a do hidrogênio. A UNICAMP domina vários métodos:
Eletrólise da água
Decomposição da amônia
Reação de hidratos metálicos
Ligas de ferro-titânio
Níquel-magnésio
O hidrogênio pode ser considerado como vetor energético e fonte inesgotável de energia, pois a reação abaixo se dá nos dois sentidos: H2 + 1/2O2 <=> H20 + 33890 kcal/ kg.
A maioria das células de combustível usa o hidrogênio na reação acima para produção de energia e água. Este é a forma usada pela NASA em seu programa espacial. As células ainda são caras, a melhoria do desempenho depende em muito da compreensão das nações de que nós devemos preservar o ambiente livre de cargas poluentes, ou pelo menos com menor carga e menores riscos para a humanidade.

Nenhum comentário: