domingo, 20 de dezembro de 2009

Energias Renováveis no Campo

O Brasil possui uma propensão notável para a geração de energia por fontes renováveis. O meio rural, em especial, pode ser facilmente suprido total ou parcialmente pelo uso das formas alternativas de produção de energia. As condições de clima e relevo são favoráveis no país, tanto para a energia solar e eólica quanto para a potência hídrica e para os recursos de biomassa.
A opção pelas fontes renováveis já é viável econômica e tecnicamente. Os processos e equipamentos contam com um elevado grau de qualidade e confiabilidade, e a implementação é rápida e fácil. A EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), no entanto, recomenda uma análise detalhada das características da região antes da instalação de quaisquer equipamentos. Um exame prévio ajuda na decisão correta sobre a fonte apropriada, otimizando os recursos e obtendo um melhor aproveitamento do potencial de energia.
Segundo a EMBRAPA, os principais recursos utilizados no campo incluem o bombeamento de água, tanto mecânico (cata-vento, carneiro hidráulico) como elétrico (turbina eólica, célula fotovoltaica); a energização de cercas elétricas (célula fotovoltaica), de celulares rurais e mono canal (turbina, célula fotovoltaica) e de eletrodomésticos (turbina, célula fotovoltaica); a eletrificação de residências, escolas e postos de saúde (turbina, célula fotovoltaica); e o aquecimento de água (painel solar, biodigestor).
O Prêmio SEBRAE Eco eficiência é um exemplo de incentivo às empresas preocupadas em reduzir o desperdício de energia e otimizar o processo de produção, através de um menor consumo de materiais e menor geração de resíduos, diminuindo o impacto ambiental, estimulando os projetos de geração de energias renováveis.
O Programa SEBRAE de Eficiência Energética (PSEE), criado como forma de ajudar micro e pequenas empresas a beneficiarem-se com o uso eficiente da energia. Atuando desde o estudo, avaliação e desenvolvimento de técnicas mais econômicas e eficientes para o uso da energia até a conscientização de funcionários e empresários, o Programa oferece:
Diagnóstico do uso da Energia Elétrica: Um consultor visita a empresa para analisar as instalações e identificar oportunidades para o uso eficiente de energia.
Consultoria em Eficiência Energética: Realização de levantamentos para a otimização e/ou a substituição de equipamentos e processos, implementando um modelo de gestão de energia elétrica.
Curso de Gestão do Uso da Energia: Orienta empresário no gerenciamento do uso da energia dentro da empresa, buscando soluções para seu uso mais eficiente.
Casos de Sucesso em Eficiência Energética são empresas que realizaram ações específicas e alcançaram resultados positivos quanto à redução dos custos com energia.
O aumento da produção, a redução das perdas, a melhoria na qualidade dos produtos e as condições de trabalho, em muitos casos, foram resultados adicionais alcançados a partir da aplicação das ações direcionas ao uso eficiente de energia.
Pequena empresa instalada no Município de Santo Antônio de Pádua, Rio de Janeiro, a Cooperativa Agropecuária de Santo Antônio de Pádua Ltda. atua no processamento de leite in natura e na fabricação de derivados. Em dezembro de 2003, como resultado das avaliações energéticas complementares realizadas nas suas instalações, a Cooperativa foi certificada como uma empresa “Casos de Sucesso em Eficiência Energética". As medidas de eficiência adotadas pela Empresa foram:
# Substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes.
# Substituição de equipamento de selagem elétrico por equipamento pneumático.
# Instalação de painel de comando elétrico na sala de pasteurização e desnatadeira.
# Expansão do sistema central de refrigeração a amônia, substituindo outros sistemas locais.
# Reforma das instalações elétricas com substituição de cabos.
# Redimensionamento dos circuitos elétricos.
# Reforma da linha de distribuição de ar comprimido.
Redução do consumo de energia elétrica em 37%, a Cooperativa gerou também a melhoria das condições de segurança de suas instalações.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabens a cooperativa pelo brilhante trabalho. É assim que mostramos que o cooperativismo é uma solução viável para o Brasil.