quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Hidrogênio, o elemento mais abundante do universo

O hidrogênio é o mais simples e mais comum elemento do Universo! Está presente em quase tudo, compõe 75% da massa do Universo e 90% de suas moléculas, como a água (H2O) e as proteínas nos seres vivos. Compõe 70% da superfície terrestre. Seu estado natural é um gás mais leve que o ar, incolor, inodoro, insípido. Ocupa um espaço 700 vezes menor no estado líquido do que em gás. Deve ser armazenado numa temperatura de –253ºC. Pode ser armazenado em forma de gás comprimido em cilindros de alta pressão.
O potencial energético do Hidrogênio está na fonte de energia do Sol, compõe 30% da massa solar. É com a energia do hidrogênio que o Sol aquece a Terra, favorecendo a vida em nosso planeta. Como é quimicamente ativo, está sempre procurando outro elemento para se combinar. Raramente permanecem sozinhos como um único elemento, em suspensão ou à parte, estando associado ao petróleo, carvão, água, gás natural, proteínas, entre outros.
A mistura do gás hidrogênio e oxigênio são inflamáveis e explosivos, depende da concentração. Quando queimado com oxigênio puro resulta em calor e a água. Quando queimado com ar, constituído em torno de 68% de nitrogênio e 21% de oxigênio, alguns óxidos de nitrogênio são formados. Queima do hidrogênio com ar produz menos poluentes atmosféricos que os combustíveis fósseis.
A agência espacial NASA dos EUA, percebeu as qualidades do hidrogênio e o utiliza em seus projetos espaciais na propulsão dos foguetes e na decolagem do avião espacial. Requerem características não obtidas com outros combustíveis, como o baixo peso, a compactação e a capacidade de grande armazenamento de energia. Quando utilizado em células de combustível, a água resultante do processo é consumida pelos astronautas. Grande parte do hidrogênio produzido é utilizada como matéria-prima na fabricação de produtos como os fertilizantes, na conversão de óleo líquido em margarina, no processo de fabricação de plásticos e no resfriamento de geradores e motores. As pesquisas sobre hidrogênio estão concentradas na geração de energia elétrica, térmica e de água pura através das células a combustível.

Nenhum comentário: