sábado, 12 de dezembro de 2009

Energia Eólica

A energia eólica, ou melhor, a energia dos ventos, hoje é considerada uma das mais promissoras fontes naturais, principalmente por ser renovável, isto é, não se esgota.
Além disso, as turbinas eólicas podem ser utilizadas em conexão com redes elétricas ou em lugares isolados.
Atualmente, os pesquisadores do setor estão estudando e selecionando os melhores locais para a instalação de grandes fazendas eólicas por todo o país.
A energia eólica gerada pelo vento é utilizada há anos sob a forma de moinhos de vento, pode ser canalizada pelas modernas turbinas eólicas ou pelo tradicional cata-vento. Os especialistas explicam que no Brasil há ventos favoráveis para a ampliação dos instrumentos eólicos.
A energia cinética, resultante do deslocamento das massas de ar, pode ser transformada em energia mecânica ou elétrica. Para a produção de energia elétrica em grande escala, só são interessantes regiões que tenham ventos com velocidade média de 6 m/seg. ou superior.
Outra restrição presente é a questão do espaço físico, tanto as turbinas quanto os cata-ventos são instalações mecânicas grandes e ocupam áreas extensas. Todavia, seu impacto ambiental é mínimo, tanto em termos de ruído quanto no ecossistema.
O vento resulta do deslocamento de massas de ar, derivado da diferença de pressões entre os lugares, é influenciado por efeitos locais, como a orografia e a rugosidade do solo. As massas de ar possuem determinada energia cinética que pode ser transformada em energia mecânica através de aero motores, e ser convertida em energia elétrica através de aero geradores.
Usinas Eólicas aproveitam a velocidade dos ventos para gerar eletricidade.
São grandes hélices instaladas em altas torres, que devem ser privilegiados do ponto de vista de ventos, de preferência fortes, o tempo todo. Quando não tiver vento não será possível à geração de energia elétrica A vantagem da usina eólica é que não existe nenhum tipo de poluição.
A energia elétrica é produzida por um gerador, na casa de força.
O Gerador possui um eixo que é movido pôr uma enorme hélice.
A hélice é movida pela velocidade dos ventos.
No campo da energia eólica, a situação está mais adiantada. O País tem 20 turbinas instaladas, com capacidade para 30 MW, no Ceará, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Pernambuco e Fernando de Noronha. A meta é chegar a 1.100 MW até 2006, com tecnologia brasileira. A área mais propícia é o Nordeste. Em especial, o vale do Rio São Francisco. Estudos mostram que os melhores ventos ocorrem justamente nos meses em que o rio está mais baixo, entre julho e setembro. O Nordeste é a única região do planeta que tem esse casamento perfeito e cujo potencial é de 144 mil Gw/ ano.
O uso de energia eólica depende do crescimento tecnológico da humanidade com o objetivo de diminuir os custos relativos à manutenção, a diminuição do efeito sonoro e aumento do rendimento das turbinas eólicas são dependentes do avanço tecnológico de outros setores da indústria. Fabricar materiais mais leves, baratos e resistentes e na produção de máquinas com maiores taxas de rendimento e aproveitamento de energia.Os custos da implantação de fontes de energia eólica estão em declínio gradativo, em pouco tempo poderão ser implantadas em populações pequenas, suprindo as necessidades de condomínios e lugarejos onde a demanda de energia não seja acessível. O aproveitamento da energia eólica suprirá as necessidades de pequenas populações, deixando a demanda maior de energia recair sobre as fontes convencionais de energia, uma indústria necessita de uma demanda muito maior de energia que uma população, entretanto espera-se que com o avanço da tecnologia a implantação de fontes de energia alternativas será suficiente para todas a demanda de energia do planeta.

Nenhum comentário: